Ética e Conduta

Código de Ética e Conduta

Âmbito

O Código de Ética da Furmanite, Reparações Industriais Lda., tem como objetivo orientar, de forma permanente, a conduta pessoal e profissional de todos os colaboradores da empresa, independentemente do cargo ou função que desempenham, e regular o seu relacionamento entre colegas de trabalho, entidade patronal, clientes, fornecedores, colaboradores permanentes ou eventuais, auditores externos e outras pessoas que lhes prestem serviços.

Princípios e Valores

A Furmanite é uma empresa dedicada à rectificação mecânica e vedação de fugas em carga sob pressão, que actua essencialmente nas instalações do cliente, devido à particularidade do serviço. A Missão que a Furmanite se propõe, é a de ser uma empresa de referência, mantendo-se um parceiro fiável para os seus clientes. A observância da Lei, dos regulamentos, de comportamentos baseados na integridade, ética, transparência e honestidade é um compromisso de todos os colaboradores.

A atividade da empresa deve ser realizada com profissionalismo, rigor, boa-fé e pleno respeito pelas regras da concorrência, assim como no respeito pelos direitos humanos fundamentais e universais, promovendo os princípios da igualdade e solidariedade, repudiando todas as formas de discriminação e corrupção, procurando crescer de forma consistente e sustentável.

Igualdade de Oportunidades e Não Discriminação

A empresa respeita o princípio da igualdade de oportunidades aos colaboradores, promovendo a valorização das suas carreiras e avaliando o seu desempenho com base no mérito individual.

Práticas Disciplinares Inaceitáveis

Promovemos um ambiente de trabalho baseado no respeito mútuo e na dignidade de todos, livre de assédio, no sentido de não existirem comportamentos indesejados, nomeadamente qualquer acção, palavra ou gesto que perturbe, constranja ou crie um ambiente de trabalho hostil ou humilhante.

Condutas que podem estar sujeitas a acção judicial ou disciplinar

Violações da Lei e do presente Código de Ética, fornecer informações falsas ou enganosas, ou fazer intencionalmente acusações falsas de conduta ilegal ou antiética, serão avaliadas pela empresa e poderão desencadear medidas judiciais ou disciplinares, que poderão constituir justa causa para a cessão do contrato de trabalho.

Salvaguarda dos Bens Patrimoniais

Os colaboradores da empresa devem assegurar a proteção e conservação do património físico da empresa que se encontre à sua disposição.

Relações com Clientes e Fornecedores

A empresa promoverá a observância das exigências legais e práticas de segurança em vigor, assim como medidas preventivas de segurança de pessoas e bens. Os colaboradores da empresa devem observar e exigir o cumprimento das obrigações contratuais, respeitando as práticas comerciais e deontológicas, assim como assegurar a qualidade do produto e serviço prestado. Devem promover as condições necessárias que permitam dar respostas eficazes e atempadas às reclamações dos clientes. Comprometem-se a não exercer qualquer atividade profissional extra que resulte em conflito de interesses entre a empresa e os seus clientes e fornecedores.

Confidencialidade

Os colaboradores da empresa guardarão absoluto sigilo em relação ao exterior de todos os factos respeitantes à atividade da empresa e ao exercício das suas funções.

Meio Ambiente

A empresa e os seus colaboradores devem respeitar e proteger o meio ambiente, aplicando as melhores técnicas ambientais.

Segurança e Saúde no Trabalho

 Assegurar o compromisso quanto à:

  • Garantia de um Ambiente de Trabalho seguro e saudável, a todos os trabalhadores;
  • Aplicação das necessárias medidas de prevenção e protecção que evitem/minimizem os danos para a saúde dos trabalhadores, tendo por base a gestão dos riscos profissionais;
  • Disponibilização a todos os trabalhadores da informação e formação necessária ao incremento da Cultura de Segurança no Trabalho e da Promoção da Saúde dos Trabalhadores.

30.09.2025